Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Agro aposta em soluções sustentáveis para as pragas das frutas cítricas
Por Redação Rádio Base
Publicado em 26/07/2025 09:55
Agronegócio
Com protagonismo global, a citricultura brasileira reage às ameaças com tecnologia e manejo inteligente (Divulgação)

Laranja, limão e tangerina são mais do que frutas no Brasil: representam um setor estratégico para o agronegócio nacional. Líder global na exportação de suco de laranja e grande fornecedor para o mercado interno, o país enfrenta uma encruzilhada, conter doenças devastadoras, lidar com o clima cada vez mais extremo e preservar a vitalidade de seus pomares.

Desafios no campo: doenças e clima pressionam citricultura nacional - Entre os principais inimigos da citricultura estão o greening (HLB) e o cancro cítrico, doenças bacterianas que afetam folhas, frutos e ramos, reduzindo drasticamente a produção e a qualidade dos frutos. O greening, transmitido pelo psilídeo-dos-citros, é hoje a maior ameaça ao setor, e já levou ao colapso da produção em regiões como a Flórida, nos Estados Unidos.

Além das pragas, os impactos das mudanças climáticas, como veranicos prolongados, ondas de calor e estiagens severas, vêm comprometendo o desenvolvimento das plantas e reduzindo a eficiência dos tratos culturais. A degradação do solo e a perda de equilíbrio biológico acentuam essa vulnerabilidade, exigindo novas estratégias de manejo.

Soluções ganham espaço no manejo do citrus - Com os olhos voltados para a produtividade e a saúde ambiental, muitos produtores estão apostando em tecnologias sustentáveis que atuam desde a base da produção: o solo e a fisiologia das plantas. É nesse cenário que soluções como Liin, Mullach e Narã, desenvolvidas pela Hydroplan-EB, vêm ganhando destaque no combate ao greening e na preservação da eficiência produtiva dos pomares.

As três formulações atuam de forma complementar e estratégica. Narã, à base de um blend de óleos vegetais, estimula rotas fisiológicas das plantas, otimizando a absorção e translocação de nutrientes. Além de melhorar o enchimento dos frutos e a tolerância a estresses, é 100% vegetal e biodegradável, o que o torna uma escolha sustentável para o campo.

Liin, composto por óleos vegetais, tem ação estimulante sobre a produção de hormônios naturais das plantas. Ele favorece o pegamento das flores, o desenvolvimento de frutos e associado a inseticidas, potencializa significativamente seu efeito, especialmente contra o psilídeo-dos-citros.

Já o Mullach atua como substituto do óleo mineral nas caldas, promovendo melhor espalhamento, aderência e absorção dos defensivos agrícolas. Sua base vegetal reduz perdas por chuva ou irrigação, quebra a tensão superficial da gota e protege os princípios ativos contra a fotodegradação. Além disso, ajuda a minimizar o estresse térmico causado pelo calor, favorecendo o metabolismo das plantas.

Essa abordagem integrada combina nutrição, estimulação e proteção fitossanitária, representa uma resposta moderna, eficaz e alinhada às exigências de um agro mais sustentável.

Futuro exige sustentabilidade e consciência - Para manter o Brasil como referência mundial em citricultura, será cada vez mais necessário investir em manejo inteligente, práticas regenerativas e inovação tecnológica. “A transformação passa por entender que solo saudável é sinônimo de planta produtiva, e que o cuidado com o ambiente pode andar lado a lado com a lucratividade”, afirma Francisco de Carvalho, gerente comercial da Hydroplan-EB.

A jornada do citrus no agro brasileiro continua. E, apesar dos desafios, o setor avança, impulsionado por soluções que respeitam a terra, protegem o cultivo e alimentam o futuro.

Sobre a Hydroplan-EB: Com 25 anos de atuação, a Hydroplan-EB tem como propósito tornar o agronegócio mais sustentável, oferecendo produtos que garantem uma safra mais eficiente e menor impacto ambiental. Referência global na aplicação do gel na agricultura, a empresa se destaca também no desenvolvimento e uso de produtos de origem natural, como óleos essenciais e fertilizantes especiais, no mercado agrícola.

 

Mais informações em: http://hydroplan-eb.com/

Comentários
Comentário enviado com sucesso!